Prometeu

Mito: Prometeu
Adaptação livre do "Prometeu Acorrentado", de Ésquilo
Texto: Rodrigo Matheus
Temporada: 20 a 22.04.17
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade | São Paulo (SP)
Direção: Cristiane Paoli-Quito
Elenco: Rodrigo Matheus
Grupo: Cia Circo Mínimo
Assistido em: 22.04.17
Duração: 40 min

(A peça foi assistida dentro da "Pequena Retrospectiva de Encenações Focadas nos Mitos Gregos", realizada na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo)

"Prometeu" é um espetáculo solo, originalmente interpretado por Rodrigo Matheus, em que o uso da corda como técnica circense está diretamente conectado com o seu sentido poético: as mesmas cordas que servem ao ator circense aprisionam Prometeu e também podem ser o meio de chegar aos deuses. A montagem estreou em 1993. Foi encenada por mais de dez anos, em salas ou na rua, em guindastes, escadas magirus e torres. (Divulgação)


“Por amar a raça humana, eu estou acorrentado. Acorrentado por um deus desgraçado porque eu cacei e aprisionei o fogo do inferno” (Adaptação de Rodrigo Matheus)


Comentário

O ator encena o monólogo preso a cordas, em constante movimento, dirigindo o discurso de Prometeu, deus condenado pelo grande Zeus, aos humanos, diferentemente da peça de Ésquilo. A performance circense, que complementa dramaticamente o pesado texto, mesmo que adaptado ao português contemporâneo quase que integralmente, tem duração de 30 minutos. Poderia durar mais sem cansar, mas basta também. Satisfaz.

O cenário desta montagem, em que um fogo arde quase durante todo o espetáculo, remete ao rochedo a que fica preso Prometeu por ter entregado o conhecimento ao homem. Não há nessa montagem nenhum outro personagem. O único interlocutor deste "Prometeu" é o público, o ser humano, incapaz de ajudar seu herói máximo. (Renata Cazarini)

O ator Rodrigo Matheus realizou oficina sobre “Mitologia grega e a estrutura dos espetáculos de circo”.