“ODISSEIA” NA AGENDA DO PALCO CLÁSSICO EM 2018



A “Odisseia” de Homero será o mote para, ao menos, duas montagens teatrais este ano em São Paulo, ainda sem data de estreia. Trata-se de dois projetos contemplados com recursos da Prefeitura da capital e do Estado.

A Cia. Hiato, com dramaturgia de Leonardo Moreira (“Prometheus – A tragédia do fogo”), encenará “Odisseia – o desaparecimento do público” [leia o projeto], agraciado com R$ 575.315,66 do plano de fomento da Prefeitura, numa celebração dos dez anos da trupe. 

Já houve em setembro uma ação do projeto, que é composto de oito experimentos cênicos, que são etapas de criação do espetáculo. [cartaz acimaUma referência para o projeto é o filme documentário de Laurie Anderson “Heart of a dog”.

Já “Odisseia por elas”, projeto da dramaturga e encenadora Heloísa Cardoso, de Santo André (SP), agraciada com bolsa de incentivo do Estado à criação literária de R$25 mil, propõe uma abordagem do ponto de vista feminino:

“Enquanto Ulisses é apenas uma caixa de papelão, as mulheres e as deusas da ‘Odisseia’ são, nessa peça, mulheres contemporâneas que, de alguma maneira, se relacionam com os arquétipos do material original. A pesquisa será feita em torno de Penélope, Calipso, Atena, Circe, Euricleia, Areta, Nausícaa e Leucótea”. [leia o projeto]